Páginas

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Nossa páscoa é Cristo!!!

Oi meninas queridas!

Desde o natal passado, eu decidi que iria tentar organizar programação especial nas datas comemorativas que fizessem sentido pra nossa família e pra comunidade cristã, incluindo também alguns outros momentos da nossa nação.  Quero que meus filhos guardem boas recordações na memória.

Bom, foi assim com a páscoa! Convidei pra meu projeto especial minha amiga Adna S. Barbosa que é uma daquelas que topa planos aparantemente malucos de última hora, pois nenhuma das duas temos tempo para eventos gigantescos. Como sei que ela topa, lá fomos nós. Planejamos nossa pascoa em um e-mail e um telefonema num prazo de dois dias! 

Bom, eis o que fizemos, que serve de sugestão pra quem quer fazer algo com os filhos:

- Pegamos com minha amiga Midian Pessoa, uma talentosa educadora cristã, uma lição objetiva e alegórica: Lambi- Uma historia de liberdade. Hoje, pesquisando na internet, descobri que vocês podem esta lição aqui. É  bem apropriada para crianças pequenas e serve para fazer uma ponte entre a primeira páscoa no Egito e o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário.  Projetamos a lição na parede e contamos para os pequenos o que é a Pascoa, fazendo um paralelo simples, como a idade dos menores exigia, entre a primeira pascoa e o sacrifício de Nosso Senhor Jesus. Oramos com as crianças, agradecendo ao Senhor pelo seu sacrifício  e fizemos uma atividade (há muitas na internet) em que elas tinham que colorir e colar algodão na figura de um cordeiro, depois fizemos uma pequena encenação da santa ceia que Jesus celebrou com seus discípulos, explicando os símbolos (usamos pão e suco de uva), depois um lanche festivo.

Como Letícia, a filha mais velha de Adna, tem uma compreensão melhor, ela preparou com a mãe um cartaz em que cada componente da pascoa no velho testamento era demonstrado como um símbolo para a igreja de algo concernente ã salvação e apresentou para nós sua obra de arte. As crianças gostaram muito !!!! Adna, com seu talento, registrou tudo em fotos:

 
Esta é a lição que usamos. Ficou muito boa projetada na parede. Pode ser usada impressa também!




As crianças sentadas no chão, esperando a lição começar.


Preparadas para orar agradecendo pelo sacrifício de Cristo


Letícia explicando seu cartaz sobre a simbologia da páscoa



Eu revisando a lição com os meninos


A caçula do grupo pintando sua atividade


João Luiz contente exibindo sua atividade


Bom, meninas dá pra fazer ainda! Se tiverem um tempinho celebrem de um jeito especial! Não esperem só pela igreja, a obrigação de instruir é nossa. Não deixemos que nossos filhos sejam presas fácil do mercado que transforma tudo em consumo desenfreado. As datas comemorativas podem ser especiais e instrutivas. Se seu filho tem vizinhos ou primos, você pode inclui-los!!!

Vejam a idéia de Ana Flavia- fazer biscoitos com o tema da páscoa. Você pode fazer e ir conversando sobre o verdadeiro sentido da páscoa e presentear outros:

Imagem:quererecriar.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Ana, a Paz do Senhor!

    Que momento especial oportunizado por vocês à estas crianças.
    Vemos em seus rostinhos a alegria de se sentirem amados e acolhidos por suas mães, além, claro, de estarem sendo educados de maneira lúdica e de forma tão singular.
    Que o Senhor Deus, o Criativo Criador, continue abençoando estas mamães cristãs tão zelosas.
    Louvo ao Senhor por existirem pessoas que educam as crianças no Caminho, para que tenhamos mais e mais pequeninos que aprendam a amar a Deus e a se sentirem amados por Ele! Aleluia!

    Dois cheiros carinhosos: um para Benjamin e outro para Beatriz!
    Um abraço apertado para você!

    Carla Pitanga

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! Saudades de você. Você mais que ninguém com sua experiência em escola pública sabe como é urgente ensinar nossos filhos antes deste mundo. Um bjinho nos seus rapazes.

    ResponderExcluir