Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

Digamos a eles para que saibam muito bem!



Oi gente! Este é outro texto da Gina Smith do blog The busy mom assinado pela Heidi St John. Gostei muito do texto, especialmente porque vem de uma mãe experiente que criou dois filhos que hoje são adultos. Segue na integra (Perdoem possíveis deslizes):
Eu estava sentada junto à sua mãe quando a jovem mulher chegou para buscar seu filho. Ela era alta, magra e seu cabelo longo e escuro era naturalmente ondulado e complementava a beleza de seus olhos escuros. Ela veio na direção de onde sua mãe e eu estávamos sentadas, nos saudou, tomou seu filho pela mão e saiu. Em nenhum momento fez contato visual.
``Sua filha é bonita'', eu disse. ``Oh, Sério?'' respondeu ela. ``Ela não pensa que é bonita. Seu pai e eu combinamos de nunca dizer a ela que era bonita porque não queríamos que se tornasse orgulhosa", acrescentou. Eu fiquei pasma!

Eu sabia a história daquela jovem mulher. Ela tinha sido ensinada em casa (homeschooled) e tinha sido educada num lar de regras bastante rígidas. Quando ela se graduou no ensino médio e conseguiu um trabalho que não estava relacionado à igreja ou à sua casa, ela começou a receber o tipo de atenção e afirmação pessoal que nunca recebeu em casa. Ela casou com um homem que seus pais não aprovavam e agora tinha uma criança. Estava vivendo debaixo da desaprovação de seus pais.


Eu sei que os pais dela eram bem-intencionados. Eu conheço outros que educam sob a mesma filosofia familiar. Porém, eu deixei a conversa muito triste, e resolvi não seguir os passos daquela mãe. Meus filhos eram muito pequenos naquela época e eu não podia conceber a idéia de educa-los sem encoraja-los da forma que fosse possível!
Então, como podemos encorajar nossos filhos e evitar que sejam soberbos ou orgulhosos?

1. Não é trabalho nosso transformar nossos filhos em piedosos e guarda-los do orgulho ou soberba. Nosso chamado é para ser:
  • Crentes autênticos e viver o evangelho em humildade diante dos nossos filhos.
  • Nutrir corações, instruir, guiar, amar, desenvolver e orar por nossos filhos.
  • Dividir a palavra de Deus e o evangelho com nossas crianças.
Deus é o único que pode transformar o coração de uma criança e torna-la uma pessoa piedosa e humilde. Seu Espirito os dirige, lhes abre os olhos, muda e amadurece.

2. Crianças nascem com um coração orgulhoso, pecador e focado em si mesmo.
  • Efésios 2.3 nos ensina que somos por natureza filhos da ira
  • Provérbios 22.15 nos diz que a estultícia está ligado ao coração da criança.
  • Salmo 51.5 mostra que todos nascemos na condição de pecadores: Porque eu nasci em pecado e em iniquidade me concebeu minha mãe.
  • Efésios 2.2 diz que todo aquele que não está em Cristo é filho da desobediência.
  • Gênesis 8.21 diz que a intenção do coração do homem é pecado desde a sua mocidade.
3. Podemos ajudar nossos filhos a lidar com o orgulho e a soberba que está em seu coração da seguinte forma:
  • Ensinando-lhes como lutar a batalha em que todos estamos inseridos e mostrar-lhes que todos estamos juntos lutando a mesma peleja.
  • Tendo a certeza que sempre que possível estaremos por perto equipando-os com nossa ajuda para decifrar as mensagens que circulam pelo mundo e ajudando-os a ver as coisas na perspetiva certa. A perspetiva de Deus!
Deus criou cada aspecto em particular do nosso ser para glorificá-lo. Fomos formados à sua imagem, o que quer dizer que somos o seu reflexo. Isto inclui quem nós somos fisicamente, emocionalmente/mentalmente, espiritualmente e em todos os nossos dons e habilidades. Todas estas coisas demonstram a bondade divina e são presentes de Deus. Estas são também áreas que, se vistas corretamente, podem ser causa de glorificação a Ele.

Podemos reafirmar nossos filhos porque Deus os criou únicos na forma como são, e quando o fazemos assim estamos glorificando a Deus pelas obras de suas mãos.

Eu não estou falando de lisonja ou construir auto-estima muito elevada. Eu não estou falando de alimentar um desejo soberbo por louvores humanos. Estou falando de adorar a Deus pela obra que fez e está fazendo na vida de outra pessoa.

Elogiar pessoas para a gloria de Deus!

Voltando à jovem mulher. Eu fico imaginando se ela teria feito escolhas diferentes se tivesse sido encorajada e afirmada enquanto crescia. Se ela tivesse aprendido como lidar com a atenção de outros, ela talvez teria saído das quatro paredes de sua casa e igreja , sabendo que Deus a fez à sua imagem, e que sua beleza e habilidades são reflexo de Sua imagem. Talvez as coisas seriam diferentes. Eu não sei. Ignorar o fato que ela era bela não tornou sua beleza inexistente. Isto só fez com que ela pensasse que não era especial ou atrativa. Nada a ajudou a usar estas características para mostrar Deus a outros.

Eu não posso pensar em uma forma melhor de revigorar meus filhos e ressaltar  Deus e sua bondade que expressar gratidão pela forma como Deus os fez e como tem trabalhado neles. Isto nos possibilita  ver o grandioso trabalho de Deus, mas também ajuda nossos filhos a verem Deus como a fonte de tudo.

Eu procuro por toda oportunidade em que eu possa encorajar meus filhos, e outros, de uma forma em que sejam revigorados e Deus receba a gloria que lhe é devida.

Diga-lhes que são belos... por dentro e por fora!

Eu te louvo por que de modo maravilhoso e grandioso fui formado. Tuas obras são maravilhosas e a minha alma o sabe muito bem. Salmo 139:14

Nota da Blogueira: Ajudemos nossos filhos a entender que dá cruz de Cristo emana o que nos dá valor. Eles sao tão especiais para Deus que valeram para Ele cada gota do precioso sangue de Seu Filho Amado. O seu amor faz com que assim nos veja. Digamos isso a eles e não deixemos que ninguém lhes incuta a idéia de que não valem nada. Precisamos apenas que entendam o que de fato lhes acrescenta valor.

Imagem- Foto tirada por Adna S. Barbosa na nossa comemoração da Pascoa. As lindas Letícia, Laís e Beatriz ilustram bem a mensagem. Gloria a Deus pois cada uma é bela de sua forma!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário