Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Organizando a rotina de limpeza doméstica


Paz a todos e  todas!

Gostei muito dessa dica e resolvi compartilhar. O texto foi retirado integralmente de um blog chamado Organize sem frescuras assinado por  uma Personal Organizer (organizadora profissional, acho que seria o termo adequado. Se traduzido ao pé da letra seria organizadora pessoal). Ela se chama  Rafaela Oliveira e tem dicas interessantes de organização.

Segue o texto:




Que as tarefas diárias ajudam a manter a casa limpa e arrumada é fato. Mas só isso não basta. É preciso elaborar e acrescentar na rotina da sua casa um plano de faxina para executar com regularidade as tarefas que exigem mais tempo e esforço (passar aspirador, lavar pisos, limpar a geladeira, etc.) e pode também como na maioria das casas, programar a faxina semanal.
Se você tem uma empregada doméstica (ou diarista) em sua casa ou é você que bota a mão na massa, aqui está um plano para a rotina da limpeza para ajudar a se organizar. Assim fica mais fácil de manter a casa limpa. Caso você more sozinha, talvez uma faxina quinzenal seja suficiente (desde que mantenha uma rotina mais frequente para pequenas limpezas). Se quiser imprima o checklist para ajudar:

Antes de começar qualquer trabalho de limpeza, deixe a casa organizada, pois assim a tarefa da limpeza não levará horas ou dias.

Plano A – este é o estilo mais tradicional e dá resultados melhores para quem tem mais tempo e gosta de deixar a casa um brinco. Seguindo este plano, a casa será limpa uma vez por semana, veja como fica a rotina:

Banheiros

Limpe o vaso sanitário
Limpe a cuba e a bancada da pia

Limpe o boxe (inclusive as portas) e a banheira se tiver

Limpe os espelhos

Varra e lave o piso

Troque todas as toalhas

Cozinha

Limpe a pia e o ralo

Limpe o forno ou geladeira (alterne cada semana)

Limpe a mesa e outras superfícies

Limpe o microondas

Varra e lave o piso

Quartos


Troque os lençóis

Guarde a roupa lavada e passada

Lave a roupa suja

Limpe o assoalho

Cômodo a cômodo

Limpe o piso de toda a casa (afaste os móveis maiores e limpe o que está atrás dele)

Remova eventuais teias de aranha

Tire o pó e passe lustra-móveis

Organize ou descarte os papéis sem utilidade

Guarde tudo o que estiver fora do lugar

Enquanto limpa a casa, coloque as roupas para bater na máquina

Plano B (30 minutos por dia)- este plano é para as pessoas que não tem muito tempo e que adiam as tarefas domésticas semanais, requer 30 minutos diários para limpar somente um cômodo ou para fazer alguma coisa em toda a casa:

Segunda- Cozinha

Terça- Banheiro
Quarta- Sala de estar, sala íntima e sala de jantar

Quinta- Quartos


Sexta- Escritório, corredores e hall de entrada

Sábado- Área de serviço e lavanderia
Domingo- É só descansar 



Plano  C – este é o plano que implemento na minha casa, isto é, para quem prefere uma limpeza diária, veja estes itens como sugestão:

Arrumar a cama

Lavar a louça

Trocar as lixeiras

Limpar a pia do banheiro

Limpar a pia e o balcão da cozinha

Dar um jeito na bagunça

Separar a roupa suja

Organizar as correspondências

Varrer o chão da cozinha

Eleja um ou dias da semana para lavar e passar as roupas


Plano D (uma tarefa por dia)- este plano é para quem não gosta de rotina, faça uma lista de tudo que precisa ser feito regularmente e fixe na porta da geladeira. Para este plano dar bons resultados, você precisa fazer alguma tarefa todos os dias e complementar cada tarefa pelo menos quinzenalmente. Anote seu progresso e a data em que executou em um caderninho.
Atenção!
Estes planos eu fiz para ajudar na organização da rotina, você não precisará seguir a “ferro e fogo”, respeite a cima de tudo, a rotina da sua casa e o jeito que mais gosta de trabalhar, pois se não, as tarefas domésticas viram uma coisa chata de executar.

Dica de ouro: se você dispõe de pouco tempo e não tem muita energia, priorize as tarefas mais importantes e execute-as com capricho, se preferir, escute suas músicas prediletas enquanto trabalha, ficará mais divertido e o tempo passará mais rápido.

Fonte:  www.organizesemfrescuras.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário