Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2014

Livros para ler com os pequenos- Algumas sugestões

Oi Queridas e queridos (levei um puxão de orelha de um pai que  é leitor do Blog por meu insistente hábito de falar queridas…rs)!


Confesso que não sou uma leitora dos livros de Max Lucado para adultos. Nada contra, só não me atraem. É uma questão de gosto e estilo. No entanto, os livros dele para crianças são pura beleza (estética e literária). Pelo menos, gostei muito dos quatro que comprei para o meu menino médio (ele agora insiste que pequena é Bia! Ele é um pouco médio-isso no tamanho-, eu sou de tamanho médio e o pai é grande!).
São historias muito boas para trabalhar valores morais e espirituais, além de sentimentos e emoções.  Os ilustradores das obras que temos (Sérgio Martinez e Douglas Klauba) fizeram, também, um excelente trabalho.

Eu sugiro, especialmente, estas obras pra crianças de 5 anos em diante e servem até para adolescentes, mas não há problemas em trabalhar com elas com crianças menores. Você, se sentir necessário, pode ir parando e checando se o pequeno entendeu. No entanto, não deixe de ler! Leia e explique, se necessário. A leitura de um adulto tem um papel primordial para a criança não alfabetizada. Primeiro, ajuda a criança a valorizar o texto escrito e não apenas a narrativa oral. Perceba que há muitos adultos que gostam de ouvir sermões, narrativas, mensagens, mas não gostam de ler. Talvez não em todos, mas em alguns casos resultado da falta de hábito.

Segundo, ajudará seu filho a desenvolver o vocabulário e usar conectivos, conjunções e exibir palavras e compreender uma estilística que é mais usada em textos escritos. Contar historias é muito importante, mas ler para as crianças também o é!

Benjamin gosta bastante de Max Lucado, ou melhor ``Max Lucati (como ele chama)" para crianças,  e compreendeu muito bem as historias. Ler com ele foi um processo interessante! Acho que crianças acostumadas com leituras não terão dificuldades em entender, pelo menos se você ler vagarosamente. Eu faço assim:
-A primeira vez, leio o livro. Se for mais complexo, só leio e me certifico de que entendeu (seja narrativa ou outro tipo de texto). As palavras que ele não conhece, ele mesmo se encarrega de questionar o significado.
- Da segunda vez em diante, eu tento trabalhar com ele alguma aplicação nova para o texto.
- Por último sempre solicito que ele me conte a narrativa, mostrando-lhe as figuras e ajudando se necessário. Isto é muito bom para desenvolver a capacidade narrativa dos pequenos.
Ah, eu repito sempre que ele quer. Crianças gostam de histórias repetidas.

Vamos lá falar das obras. Vou apenas indicar as que já adquiri:

1- Você é meu- Uma excelente obra para trabalhar o consumismo e a idéia da mais valia a partir do ter em detrimento do ser. Outras lições podem ser tiradas deste conto, inclusive a forma como Deus nos vê.














Tudo que você precisa- Este livro é uma metáfora perfeita do plano da salvação. Nele, também são trabalhados valores como amor ao próximo, o ato de julgar o semelhante, e o mais importante- o não merecimento da salvação. Um excelente livro!












Se ao menos eu tivesse um nariz verde- Este livro é muito bom para trabalhar a compreensão das crianças sobre o desejo de ser igual aos outros e estar `antenado' com a última tendência para ser aceito. Uma boa narrativa com excelentes lições morais. Uma coisa comum nestes livros é a forma lúdica, porém critica com que o autor trata de certos problemas que estão no centro dos valores hodiernos. Esta obra não foge à regra.













O Melhor de Todos- Este livro trata com simplicidade e profundidade a forma supérflua que a sociedade valora os humanos. Uma bela obra que mostra que nosso valor está na nobreza de caráter e que todos temos valor para Deus e o mundo independente de enxergarem ou não nossa nobreza. A maior lição é que a nobreza verdadeira está na alma.















Vamos ler com nossos filhos, meu povo! Gera o hábito da leitura, melhora o vocabulário, ajuda na exposição de idéias e na capacidade de interpretação de texto e fluência oral, além de fortalecer o vínculo dos pais com os filhos. 

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário