Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Couve-flor gratinada!!! A vontade do dia...

Hoje tive vontade de comer couve-flor, mas não tenho aqui em casa e estou cansada demais para ir ao mercado. Uma receita que gosto bastante e nunca mais fiz, pois faz tempo que não acho um buquê de couve-flor bonito e branquinho no mercado, nem na feirinha de orgânicos. Então fiquei só na vontade!

Ingredientes:
1 couve-flor de tamanho médio dividida em seus pequenos buquês, 1 tablete de caldo de galinha ou de 3 a 4 colheres de caldo caseiro ou 2 colheres de caldo de galinha liquido industrializado, 1 cebola ralada, 1 tomate grande sem sementes e sem pele cortado em tirinhas ou cubinhos, 3 colheres de molho de soja (gosto do light por ter menos sódio e consequentemente ser menos salgado), 1 colher (sopa) de amido de milho, 1/2 xícara de leite, o conteúdo de 1 lata de creme de leite com soro, 2 colheres de azeite ou manteiga, 50g de queijo parmesão ralado, bacon frito cortado bem miudinho (eita jeito de falar nordestino, esse meu) a seu gosto ou frango desfiado (essa é uma variação que faço mais freqüentemente que o bacon).

Modo de preparar:
Cozinhe a couve-flor em água filtrada com o caldo até ficar transparente, mas ainda firme. Retire o liquido e reserve a couve-flor numa travessa. Doure a cebola na manteiga em fogo baixo (tanto o azeite como a manteiga exigem baixa temperatura) e acrescente o tomate já cortado e o molho de soja. Dissolva o amido de milho no leite e acrescente, e por último, o creme de leite com soro. Acrescente o bacon cortado e já frito ou o frango desfiado. Coloque esta mistura sobre a couve-flor e acrescente o parmesão ralado, levando ao forno apenas para gratinar. Pronto! Um arroz e peito de frango grelhado, quem resiste???

p.s: 1- Gostaria de saber de onde tirei essa receita e quais as adaptações que fiz, mas ela está a um tempão em meu caderno de receitas...portanto, não consigo dar os creditos.
      2- Se não souber tirar a pele do tomate, me avise e eu ensino um jeito fácil. Um abraço a todos!!! Bom apetite!

Imagem: aprendernutrir.com.br

2 comentários:

  1. Oi Ana! Vou comentar aqui.

    Quero dar meu palpite a respeito dos tomates. Tiro a pela do tomate da seguinte forma: faço quatro riscos na altura do comprimento (de cima a baixo) com uma faca bem amoladinha, mas faço somente riscos na superfície da casca. Depois, coloco o tomate dentro de uma água quente. Parece um milagre: ela solta todinha!

    Espero ter ajudado. Seu blog é maravilhoso!

    Adna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adna! Esse é mesmo um jeito bem legal. Eu também faço assim, antes eu usava um pealer (decascador de legumes), mas acabei vendo como é fácil. Boa dica. Continue vindo aqui.

      Excluir