Páginas

terça-feira, 17 de março de 2015

Filhos são diferentes e exigem cuidados diferentes


Paz a todos e todas!

Compartilho com todas vocês um trecho em que Elizabeth George fala de uma questão muito importante na educação de nossos pequeninos.

_________________________________________________________________________

A maneira apropriada de educar uma criança é uma faca de dois gumes. De um lado, você deve apontá-las para o caminho de Deus. E, de outro lado, para alcançar qualquer sucesso em toda instrução do seu filho para Deus e para a vida você deve conhecer seu filho, o que o entusiasma e o faz despertar(…)

Todas as crianças foram extraordinária e e maravilhosamente feitas e têm a sua própria inclinação. Há um caminho ou direção no qual se pretende que cada uma cresça e siga. Cada um de seus pequenos- e grandes!- tem seus talentos naturais e traços de personalidade que devem ser encorajados. Por exemplo, talvez como minha tentativa de criar filhas que tinham apenas treze meses de diferença entre elas, você esteja tentando criar e educar seus filhos da mesma maneira, com os mesmos métodos e na mesma direção. 


Contudo, seus filhos são indivíduos distintos. Por exemplo, uma das minhas meninas é destra; a outra é canhota. Uma é abençoada por gostar de limpeza e ser ordeira, e a outra é um `espírito livre'. Uma chegava às lagrimas de remorso com um olhar duro ou de desgosto…e a outra precisava de consequencias mais severas…muitas e muitas vezes! Hoje essas duas criaturas maravilhosas e únicas, mulheres de Deus, amam ao Senhor (e Jim e eu!) e são mães, mais uma pende mais para o lado do desenho artístico, e a outra ama a organização e contabilidade. 


Minha experiência é apenas um breve esboço com poucas diferenças de inclinações, mas tenho certeza que você já percebeu o ponto. Seus filhos são indivíduos com força e capacidades especiais- as inclinações pessoais deles- que devem ser desenvolvidas. Deus pede que você se una  a Ele na aventura e ajude cada um deles a descobrir, escolher e trilhar o caminho certo.

Extraído do livro Mãe Segundo o coração de Deus, Elizabeth George, p.122


_______________________________________

Nota da Blogueira: 

Querida mamãe, 
Os meus filhos e os seus são diferentes uns dos outros. Nossa tarefa é direciona-los a explorar suas habilidades especiais e trabalhar em suas fraquezas.Não os compare! Ensine-os a serem o melhor que podem!!! Use  o melhor que podem ser e dar de si como parâmetro em vez de usar o que os outros são.
 Muitas vezes precisamos parar de lidar com o filho imaginário e mergulhar na aventura de conhecer o filho real, mergulhando com ele no desafiante mundo de seu temperamento, habilidades, fraquezas e dons especiais. Isto é parte do nosso trabalho de instrução. Que Deus nos ajude!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário