Queridas mamães,
Paz para todas!
Paz para todas!
Temos hoje o depoimento de uma mamãe que trouxe bem-estar a si mesma e á sua família com a mudança de hábitos alimentares. É a nossa querida Karina Barber do blog Cafezinho da Tarde. Karina conta como sua busca por cardápios saudáveis para sua pequena Bella revolucionaram sua forma de planejar as refeições de sua família.Vale a pena conferir e se inspirar. Segue o texto na integra:
Minha busca em viver uma vida mais saudável teve início no ano passado. Em julho de 2014, quando a minha Bella começou a se alimentar de comidas sólidas, eu iniciei uma busca pelas melhores e mais saudáveis receitas e alimentos para dar para ela. Graças a Deus, ela nunca teve nenhuma alergia alimentar.
Eu graduei em 2008 em Educação Física e, na faculdade, estudei algumas cadeiras de nutrição esportiva. Isso me ajudou bastante pois, eu conhecia os grupos alimentares e as suas funções no organismo. Mas, eu não sosseguei enquanto não estudei as melhores combinações. Elizabeth George aconselha as mulheres a terem 05 pastas de aprendizagem anuais e, alimentação saudável do bebê foi uma das minhas em 2014.
Uma vez que estava cozinhando de forma saudável para Bella, vi a
oportunidade de iniciar a aprender e cozinhar receitas saudáveis para a minha família também. Quando a Bella desmamou, eu iniciei minhas atividades físicas de forma regular e disciplinada.
A reeducação alimentar para a minha família tem contribuído de forma direta para a melhoria de nossa saúde. Eu emagreci 14.5 kg no processo, Bella foi elogiada pela nutricionista pelo seu desenvolvimento e meu marido e filho de intercâmbio, tem amado as novas receitas que tenho colocado em prática. Tenho mais disposição, estou dando exemplo aos meus filhos e cuidando bem do meu corpo, que é tempo do Espírito Santo.
Nossa alimentação fala muito sobre nós... O pecado da glutonaria ainda é muito real nos dias de hoje e, infelizmente, não ficou na idade média. O excesso alimentar, além de trazer prejuízos gravíssimos a saúde, como a obesidade e hipertensão, ainda expressas outros problemas obscuros como falta de disciplina e domínio próprio.
Para nós, donas-de-casa, a alimentação saudável requer preparo e planejamento. Fazemos a feira da nossa casa juntos, a cada 15 dias (assim frutas e verduras não estragam). Primeiramente, eu faço o menu alimentar. Eu coloco combinações apetitosas, tentando não repetir os grupos (vegetais, frutas, carboidratos, proteínas). Para se aprofundar no tema (http://www.lactobacilo.com/grupos.htm).
Depois, faço a lista de compras baseada no menu que fiz, para os próximos 15 dias. Eu incluo na lista, lanches antes e depois das atividades físicas e lanchinhos para a Bella (cereais, frutas, queijo e biscoitos sem recheio).
Eu fiz várias alterações na dieta do nosso lar e trago hoje para vocês, algumas dicas de substituições, que podem melhorar consideravelmente a qualidade das suas receitas:
*Planeje as refeições familiares (jantar ou/e almoço) no seguinte modelo:
01 Carboidrato, 02 vegetais, 01 proteína.
01 Carboidrato, 02 vegetais, 01 proteína.
* Óleo e Manteiga por uma melhor panela antiaderente: Há alguns meses, investimos em um melhor jogo de panelas que não necessita de óleos para a fritura. Quando fritamos ovo, queijo e carnes, não há nenhuma necessidade de utilizar óleos vegetais. Caso a receita peça, utilizo uma colher de chá de azeite de oliva extra virgem. No caso de bolos, pode-se substituir a manteiga por iogurte grego sem sabor;
* Incluir frutas e verduras de todas as formas possíveis! O vapor se tornou o meu GRANDE aliado na hora da preparação alimentar. Eu costumo cozinhar vegetais no vapor por uns 12 minutos, pois há risco de perda de vitaminas e minerais caso cozinhe em excesso, e ainda altera-se o sabor dos alimentos. Nossa família ama brócolis, batata doce e cenoura no vapor.
* Quando possível, substitua o arroz branco por arroz integral, e o arroz integral por cuscuz marroquino sem manteiga (pode-se usar o azeite de oliva).
* Em saladas, utilize frutas para realçar o sabor! Pode-se usar manga e abacate picados. O uso de molhos para salada é uma opção mas, aconselho os molhos estilo vinagrete e não os a base leite.
* Se possível, substitua o leite de vaca integral pelo desnatado ou por um com baixo teor de gordura. Outra opção é diluir 50% do leite em água, fazendo assim de uma caixa, duas!
*Beba chás (bebo chá verde pela manhã por ter cafeína e camomila o restante do dia), sem açúcar, durante o dia, mas não durantes as refeições! Na verdade, nunca beba líquidos durantes as refeições. Eles desaceleram seu metabolismo, fazendo a digestão mais lenta.
* Sobre queijos, caso haja a possibilidade, faça a sua própria ricota em casa! Eu tenho feito meu queijo por algum tempo e tem sido maravilhoso. Ela sai pelo 1/4 do preço de comprar feita;
* Sobre pães, quando possível, compre o pão integral e só o consuma uma vez por dia (02 fatias). Outra opção super saudável é a tapioca nordestina pequena.
* Sobre açucares e sal. Eu tenho diminuído drasticamente o consumo de ambos na minha alimentação. O açúcar, eu só tomo mesmo com café, quando não estou tomando, enquanto como algo doce. O chá eu tomo natural, assim como os sucos de fruta. Diminui o meu consumo de sal para ajudar meu corpo a não reter líquidos. Te me ajudado muito e, raramente me sinto inchada!
* Beba no mínimo 08 copos de água por dia! Eu comprei uma garrafinha que me ajuda a manter essa meta!
Em adição a minha reeducação alimentar, tenho feito atividades físicas regularmente. Normalmente, as faço 02 a 03 vezes por semana, enquanto a minha bebê dorme e alterno com as minhas tarefas do lar!
Eu as encorajo a investir na melhoria de vida sua e da sua família! A mamãe que está em casa, deve cuidar de si, para que ela possa cuidar dos outros! Ela deve cuidar de si, sem ser egoísta. Ela precisa se amar, para poder amar ao próximo, pois ela já se ama! Ame ao próximo como a ti mesmo, lembram?
Ame-se e cuide-se! Deus se agrada de mulheres diligentes e disciplinadas que edificam a sua casa e, não derrubam com as próprias mãos.
Com carinho,
Karina Barber
Nenhum comentário:
Postar um comentário