Páginas

sábado, 29 de outubro de 2016

Recursos para apresentar o plano da Salvacão

Olá a todos,
Paz do Senhor!!!

Um dos princípios mais importantes com que me deparei quando tive meus filhos foi de que Deus os entregou a meu esposo e a mim como nossa máxima responsabilidade. Com o tempo e a busca por orientação divina através da Bíblia, eu me deparei com a clara constatação que qualquer área da educação de meus filhos é uma responsabilidade minha.

Sim! Eu posso contar com o auxilio de outras pessoas, mas biblicamente a maior responsabilidade é dos pais. Não adianta terceirizar, Deus confiou a você e a mim! Quando falo isso em  diferentes contextos, acabo falando sobre a necessidade de apresentarmos aos nossos filhos o plano da salvação. Sempre falo também da necessidade de, antes de tudo, compreendermos pela palavra a salvação que recebemos e de termos nós mesmos essa certeza (de que somos salvos). É bem verdade que podemos falar de modo simples, apenas usando palavras ungidas, na medida em que saem da boca de servos de Deus, mas há recursos que nos ajudam a falar da mensagem da salvação para os pequeninos.  Não há nada de novo em empregar recursos para falar do  amor do Senhor. Jesus usava diferentes elementos para explicar as verdades do céu o tempo todo. Ele usava a natureza ao seu redor e parabolas  para tornar simples as verdades do reino.

No entanto, embora se trate de crianças, e elas sejam bastante atraídas por recursos, tenho tomado o cuidado de me esforçar e orar para que a mensagem seja mais importante que os recursos. Uma mensagem baseada na palavra viva, cheia da graça infinita de Deus, mesmo que em simplicidade é eficaz. Também quero alertar você que Deus não espera que você tenha uma graduação em Pedagogia ou Psicologia Infantil, nem um curso em evangelismo infantil para que fale aos seus filhos da salvação. O que tenho visto e aprendido é que cada mãe tem um "cajado na mão'' dado por Deus. Algumas são boas com recursos visuais, outras falam com facilidade com crianças, outras sao uma verdadeira caixinha de surpresas e eu poderia fazer uma lista sem fim.  No entanto, o que posso afirmar com certeza é que  todas as mães que se põem nas mãos de Deus e se deixam tomar pelo amor divino gracioso e grandioso que as faz chorar pela salvação dos filhos recebem de Deus o necessário para serem instrumentos vivos na vida de seus filhos.

Portanto, aquilo que pregamos aos nosso filhos, a mensagem da cruz, propriamente, deve ter lugar central. Sim! Ao falarmos do plano da salvação , a mensagem deve ser mais importantes que tudo. Quanto mais impactados as crianças forem pela mensagem, quanto mais for evidente um coração compungido, arrependido diante de Deus e consciente que é um pecador , maior é o ganho. Se nossos filhos, alunos de classe bíblica ou crianças que evangelizamos sequer lembrarem de nós e dos nossos recurso, mas lembrarem da mensagem, ela terá sido efetiva. Lembro muito da minha mãe, quando falo sobre esse tema. Eu sempre fui uma criança que precisava ser convencida. Sempre tinha perguntas a fazer. Ela sempre me falava do Senhor. Então, num belo dia, ela tinha saído para visitar enfermos e meu pai estava no patio do templo resolvendo problemas . Eu peguei um livro para ler e, através dele, o Senhor tocou meu coração. Tudo que minha mãe falava sobre o Salvador fez sentido e eu abri meu coração e convidei Jesus para ser Senhor da minha vida. Não aceitei Jesus com ela, mas a semente que ela plantou brotou e quando ela chegou em casa eu estava chorando agarrada com o livro, recebendo Jesus como meu único e suficiente salvador(como gosto dessa expressão, único e suficiente). Que Deus nos dê a graça para que sejamos portadores de sua mensagem e para que, como João Batista, queiramos que ele cresça mesmo que o efeito direto seja nós diminuirmos  ou até sumirmos. 

Feita essa observação, que me parece crucial, gostaria de apresentar um recurso que a bastante tempo ajuda muitos evangelistas infantis a falarem do Senhor para os pequeninos: o Método das cores ou, como é mais conhecido, o método do Livro sem Palavras. O livro sem palavras é proveniente de um sermão pregado por Charles Haddon Spurgeon numa noite de quinta-feira no Tabernáculo Metropolitano em Newington, Londres. Spurgeon usou, na ocasião,  como texto base o Salmo 51:7 : ``Lava-me e ficarei mais branco que a neve''. Ele se referiu naquela ocasião  a um velho ministro que usava um livro com 3 cores e sem palavras. Nesse sermão, ele faz uso das cores preta, branca e vermelha para simbolizar o plano da salvação. Hoje, o recurso é utilizado com cinco cores e é de uso geral com crianças . As cores são preto (ou uma cor escura, há quem use marrom, há quem use uma folha manchada), vermelho, branco, verde e amarelo (ou dourado).

Imagem:ke.artes.zip.net


O livro sem palavras é um recurso de fácil confecção:





Apesar dessa ser a versão mais simples do uso das cores para falar da mensagem da salvação, outros recursos podem ser empregados usando as cores. Vou postar alguns aqui:



Dedoches com as cores
Imagem: Elo 7

Fitas
Imagem:Telma Raquel



Corações de Cartolina Color 7
Fonte:Crianças para Jesus



Fiz a escolha dos métodos que me parecem mais simples. Todavia, há uma infinidade de recursos mais atrativos e complexos que ficam para as mamães mais prendadas. É muito importante usar a Bíblia ao falar do plano da salvação e usar versículos bíblicos para embasar cada etapa da mensagem. Cada cor tem uma simbologia:


A cor preta ou escura simboliza o pecado e seu efeito sobre o homem, a cor vermelha o sangue de Cristo, o branco retrata o perdão dos pecados, o verde é usado para falar da vida nova em Cristo e o dourado ou amarelo simboliza o céu. Ao falar de cada cor, é importante usar versículos bíblicos e não perder o foco principal. 

Falemos de Jesus aos nossos pequeninos! Falemos sem hesitar! Falemos por todo o tempo que pudermos! 

Espero que nosso Deus nos transforme em pescadores de crianças para o Mestre e que nossos filhos, sentindo o gozo da salvação espalhem a preciosa semente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário