Oi Mamães queridas!
Como têm sido os últimos dias? Os meus bem agitados, mas de muito aprendizado. Vão render posts algum dia. Estive bem ocupada por uns dias e não pude vir aqui, embora nunca falte o que compartilhar.
O post de hoje vai para mamães que têm crianças entre 2 a 5 anos. Gostaria de sugerir algumas atividades simples que podem ser feitas com as crianças e prepara-las para aprenderem a lingua escrita. Há atividades que são simples, mas podem auxiliar no processo de apropriação da escrita e da leitura, bem como no desenvolvimento do vocabulário dos nossos pequeninos.
1. Leia, leia e leia para eles! A leitura para as crianças é essencial por inúmeras razões: amplia o vocabulário, torna familiar à criança diferentes tipos de textos e produções. Não se prenda a um tipo de livro. Dê prioridade ao texto bíblico, especialmente as narrativas. Leia também contos, os clássicos faz-de-conta, poemas, livros temáticos, enfim leituras edificantes, no geral. Comece a ler para seus filhos tão cedo quanto puder. Se você tem uma criança em idade pré-escolar e outro mais novo, deixe que o pequenino participe dos momentos de leitura com o irmão, mesmo que não preste muita atenção.
2. Conte histórias, narre fatos e escute com atenção a narrativa das crianças- Contar história desenvolve habilidades diferentes daquelas resultantes da exposição à leitura. Faça fantoches, desenvolva personagens, conte os contos que sua mãe, seu pai, sua avó ou sua tia lhe contavam. Ouvir e contar narrativas populares, desenvolve o vocabulário das crianças e as apresenta a uma outra forma de narrar, além de ajudar a desenvolver estruturas metacognitivas que futuramente serão usadas e ampliar a capacidade de comunicar. Se o seu filho tem um irmãozinho mais novo, deixe que conte contos para o irmão. Estimule-o a folhear livros contando contos e histórias.
3.Leia e deixe que seus filhos a vejam lendo, que folheiem seus livros e lhe façam perguntas sobre eles- É o mesmo principio da alimentação. Não adianta de nada querer fascinar um pequenino por livros se você não gosta de ler. Há casos de crianças cujos pais não gostavam de leitura e os filhos se tornaram leitores apaixonados, mas se você quer influenciar seus filhos a lerem, as coisas serão mais fáceis se eles a verem lendo.
4. Organize atividades com figuras, para que as crianças criem histórias ou mesmo identifiquem sequências (sequência lógica)- Esta atividade é muito importante para que as crianças aprendam a desenvolver narrativas e a usar conectivos em sua linguagem. Estimule-os, ajude-os e se possível registre a narrativa de forma escrita, enquanto eles o fazem oralmente (como se ditassem um conto para você). Na fase de contato inicial com a escrita é importante que a criança comece a ser apresentada ao registro escrito como diferente do desenho. Não force a barra, simplesmente faça-o de forma tranquila. Não se apresse!!! Siga o ritmo do pequeno!
5. Estimule atividades artísticas. Elas ajudam na coordenação motora fina que ajudará a criança na escrita- Pintar, desenhar, rasgar papel, colar, brincar com areia, brincar com jogos de alinhavo, por incrível que pareça, são atividades importantes para desenvolver a psicomotricidade fina das crianças. Elas ajudarão a criança a desenvolver a forma correta de pegar o lápis e o traçado firme. Outras atividades de coordenação motora podem ser feitas de forma lúdica.
6. Estimule a diferenciação entre figuras e a escrita de palavras e números- Este é um aprendizado importante para que a criança esteja preparada para ser alfabetizada. Escreva o nome de seu filho, escreva o nome dos objetos que ele desenha ao lado de seus desenhos e com o tempo você verá os primeiros garatujos sobre os quais ele dirá que está escrevendo palavras. Este já é um sinal de que a criança está começando a identificar as diferentes formas de registro da realidade. Não isto não é suficiente! Atividades que desenvolvam a consciencia dos diferentes fonemas são importantes.
7. Ajude-o a memorizar o alfabeto e identificar as letras e seus sons, aos poucos e sem pressa.
8.Use o mundo ao redor para ensinar- Placas na rua, placas de ônibus, embalagens, tudo pode servir para preparar seu filho para a leitura e escrita alfabética.
Siga o ritmo do pequeno, não o force a seguir o seu e quando estiver ensinando algo e começar a se irritar veja se já não é hora de parar para tentar novamente numa outra ocasião! Ser mãe está acima de preparar para a escolarização! Sempre!
Que a graça divina nos cubra e a acão do Doce Espirito Santo nos torne melhores!
Com carinho,
Ana Cláudia
6. Estimule a diferenciação entre figuras e a escrita de palavras e números- Este é um aprendizado importante para que a criança esteja preparada para ser alfabetizada. Escreva o nome de seu filho, escreva o nome dos objetos que ele desenha ao lado de seus desenhos e com o tempo você verá os primeiros garatujos sobre os quais ele dirá que está escrevendo palavras. Este já é um sinal de que a criança está começando a identificar as diferentes formas de registro da realidade. Não isto não é suficiente! Atividades que desenvolvam a consciencia dos diferentes fonemas são importantes.
7. Ajude-o a memorizar o alfabeto e identificar as letras e seus sons, aos poucos e sem pressa.
8.Use o mundo ao redor para ensinar- Placas na rua, placas de ônibus, embalagens, tudo pode servir para preparar seu filho para a leitura e escrita alfabética.
Siga o ritmo do pequeno, não o force a seguir o seu e quando estiver ensinando algo e começar a se irritar veja se já não é hora de parar para tentar novamente numa outra ocasião! Ser mãe está acima de preparar para a escolarização! Sempre!
Que a graça divina nos cubra e a acão do Doce Espirito Santo nos torne melhores!
Com carinho,
Ana Cláudia
Nenhum comentário:
Postar um comentário