Páginas

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Simplicidade sim, desleixo não! Esta é minha meta de dona de casa, esposa e mãe

Oi queridos e queridas,

Passo por aqui, hoje, muito feliz em reencontrar vocês. Gostaria de falar de algo que tenho aprendido na minha curta jornada de mãe e esposa. Sei que tenho muito que aprender, muito mesmo! Tenho, no entanto, refletido muito sobre as nossas muitas atribuições e como coordenar tudo e me veio uma palavra á mente:simplicidade!
 Quando eu não tinha filhos, eu gostava de fazer comida complicada, milhões de entradas para as visitas e sobremesas q levavam tempo para montar. Quando me tornei mãe, a maternidade não esticou meu dia em mais que 24hs. Então, surge a pergunta que não quer calar: como fazer tudo com amor e capricho no tempo que não estica? Minha casa precisa virar um caos? Nunca mais vou colocar uma mesa bonita? Não! O segredo? Simplicidade!

Sim! Descobri que quando temos filhos pequenos é hora de simplificar, sem deixar de se importar.

  • Você pode servir a mesma coisa de segunda a sexta e servir no fogão, na panela, porque não tem tempo. Ou você pode servir uma comida simples, executável, porém gostosa e servida no capricho, na mesa, ou onde achar conveniente, da melhor forma possível. Os pequenos podem ajudar. Pode adiantar coisas um dia antes, ou pesquisar uma vez no mês por receitas rápidas, etc. Fazer uma comida gostosa, serví-la com capricho dará a sensação que as refeições são especiais! O simples com amor e capricho!
  • Você pode deixar sua casa virar uma loucura, com coisas espalhadas a meses ou pode tolerar uma certa bagunça explicando a seus filhos a importância de arrumar a casa. Uma casa  com crianças pequenas não é showroom de loja de decoração, nem pode ser um lugar que se tem, mas não se usufrui. Você pode simplificar a arrumação, definir intervalos para, com os pequenos, colocar o que se usou no lugar, definir lugares para colocar as coisas para que seus pequenos aprendam a tirar e guardar sozinhos, simplificando...
  • Você pode parar de receber pessoas porque não tem tempo de fazer pratos demorados e muito elaborados ou pode receber da melhor forma que lhe é possível, com comidas simples de fazer, convidativas aos olhos e gostosas de comer. 
  • Você pode desistir da decoração da sua casa ou pode torna-la simples e aconchegante! De nada adianta uma casa bonita sem alma, na qual as crianças não podem se mover. Você pode delimitar espaços que não são seguros e pode também tomar medidas simples para deixar sua casa bonita para os seus: que tal colocar as maçãs que comprou numa linda tigela na mesa? Que tal trocar os salgadinhos cheios de gorduras por flores que estejam na promoção ou cultive plantas com as crianças. Enfim, faça algo que tenha a ver com você e os seus.

Enfim acrescente simplicidade em seu lar, mas nunca passe a mensagem que o lugar onde juntos habitam não mais importa! Ensine aos seus filhos que aquele é um lugar muito importante! É mais que uma casa, um lar!

Um comentário:

  1. muito bom filha seu comentario,
    podemos sim, fazer da nossa casa um lar doce lar no seculo 21 ainda é possivel.
    um bj no coração

    ResponderExcluir