Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Palavras não são meras palavras!

Boa tarde a todos! 


Que a paz real habite em nós!



Quem acompanha este Blog deve ter notado que eu, vez por outra, faço uma citação do C.S.Lewis. Gosto bastante de seus escritos. Se eu escolhesse um estilo de argumentação e escrita, de forma geral,  para chamar de cativante e inspirador seria a dele. Que primor  no uso do vernáculo. Os seus argumentos se desenrolam tão didática e cativantemente! Na contemporaneidade,  creio que ele deixaria muito autor de Best Sellers envergonhado. 

Eu não leio apenas seus livros, há outros autores com os quais dialogo. Não é um caso de proselitismo pueril ou idolatria! Pra mim o mais valioso é O livro dos livros que cada vez que leio chego à conclusão que  é o que me alimenta a alma. Como esse livro sagrado foi feito pra mim! Penetra minha alma e aponta as nebulosidades que não quero enxergar em mim. Obviamente, falo da Bíblia Sagrada.

Hoje, gostaria de deixar um post com  versículos de provérbios e uma citação de C.S.Lewis em seu livro Cartas de um diabo a seu aprendiz , publicado pela editora Martins Fontes, que tem ocupado minhas andanças por médicos e filas que toda grávida passa. Neste livro, o autor mostra de forma ficcional, num formato de carta entre um demônio velho e seu aprendiz, a forma como o reino das trevas age ou encontra espaço entre os homens e como às vezes fazemos o trabalho de enegrecer nossa fé sozinhos e o reino das trevas nem precisa se preocupar conosco, em algum aspecto. Os textos são uma fonte de inspiração para entendermos como nossas pequenas ações do dia-a-dia podem ser avaliadas. Muito legal! 

De outro lado, gosto muito de Provérbios de Salomão. Talvez eu deva isso a minha mãe, pois em nosso culto domestico, vez por outra, liamos o livro durante o mês. Na minha adolescência, ele se tornou o meu livro de meditação.


Os versículos:

`` A Palavra dita a seu tempo é como maça de ouro em cesta de prata.´´
Pv 25.11

`` Até o tolo quando se cala é tido por sábio.´´
Pv 17.28


`` A palavra dita a seu tempo quão boa é.´´
Pv 15.26


`` A palavra branda desvia o furor, mas a dura suscita a ira´ ´

Pv 15.1


A citação curta e direta:

`` Em meios civilizados, o ódio na vida doméstica costuma se expressar quando se dizem coisas que podem parecer bastante inofensivas quando escritas ( as palavras em si não são ofensivas), mas que, ditas em determinado tom de voz, ou em determinado momento , são como um soco no rosto.´´


Eu simplesmente parei pra pensar que muitas vezes nosso tom de voz, nossa escolha das palavras e do tempo de dize-las dita o tom da harmonia  na sinfonia familiar! Elas também revelam o que se passa em nosso coração. A forma de dizer as coisas pode revelar o que tentamos ocultar.

Que achemos graça no falar em vez de torpe amargura e tagarelice! Que resolvamos nossos conflitos com os outros em palavras sinceras, em vez de deixarmos que as palavras venham a sair de nossos lábios inadvertidamente fermentadas pela mágoa e firam por virem da  amargura de coração, em vez de virem da necessidade de crescermos juntos ao comunicar. Que mesmo quando a firmeza tenha que ser aplicada, encontremos a medida certa.

Que Deus me ajude no trato aos meus! Especialmente com os pequenos corações que estão crescendo. Que comuniquemos de boa maneira e que usemos nosso poder de usar palavras para construir, reparar, consertar, abrir o peito pra expulsar a dor, em vez de deixar que as palavras se acumulem e se tornem armas de dureza, sarcasmo, magoa e ironia.

Por hoje é só isso! Novos posts estão em processo de maturação. Há vida comum além do blog, em meu ventre e na minha casa!

3 comentários:

  1. Dra Ana Cláudia Paz do Senhor!
    Tive a oportunidade de escutá-la hoje na reunião de Cir. de oração infantil e muito me alegrei, pois muito me foi válido!
    Não sei se te lembras de mim, sou filha do ir João Moreno e passei um tempo na Ass. Joel Carlson onde tive o imenso prazer de conhecê-la, hoje, casada com um Diácno e Dirigente de C.O.I e estudante de Pedagogia, muito aproveitei de suas palavras, assim como também de seu blog, ao qual a partir de então estará em meus favoritos!
    Que Deus te abençoe e novas oportunidades surjam de trocarmos conhecimentos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Bom ter você por aqui! Que Deus abençoe sua trajetória como mãe, esposa e tudo mais que Ele te proporcionar ser. Lembranças a seu pai.

      Excluir
    2. A trajetória de mãe ainda está sendo traçada rsrsrs... mas em breve terei mais esse belo ofício!!
      Trarei lembranças a meu pai de sua parte!!
      Grata por tudo...

      Excluir