Páginas

sábado, 10 de agosto de 2019

Filho, quantas vezes vou repetir a mesma coisa?

Olá queridas,

Dia desses, estavamos as crianças e eu a cuidar de nossas vidas em tarefas rotineiras e ordinárias quando percebo-os envolvidos numa mesma ação tola que eu havia corrigido e admoestado anteriormente. Depois de um exaustivo dia, olhando para cima, como quem olha em direção aos céus, mas fitando de fato o teto branco, exclamei: Até quando terei que dizer a mesma coisa? Por que eu tenho que repetir tantas vezes a mesma coisa para vocês dois? Deixe que eu diga que aquela não era uma situação de desobediência explicita, mas de falta de maturidade. Há situações que pedem disciplina bíblica e centrada na correção do caráter (não na ira e na raiva da mãe), mas há aquelas que exigem a repetição de uma mesma verdade de diferentes formas  e acompanhada de oração para que a semente germine.

Hoje, na minha leitura devocional eu me deparo com as seguintes palavras do apostolo Paulo aos cristãos de Filipos: (...) Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas. É segurança para vós. (Fp. 3.1b).  Logo, vêm á mente inúmeras situações em que tenho que repetir, repetir, repetir e repetir verdades bíblicas que gostaria de ver já arraigadas no coração dos meus filhos.  Muitas vezes, eles conseguem completar a frase com a instrução , principio ou versículo que baseia o que irei repetir  (como se eu fosse alguém previsível e repetitiva), outras vezes eu sinto que já falei tanto que não gostaria de ter que repetir. No entanto, o apostolo Paulo está a ensinar-me, inspirado pelo Espirito de Deus, que há repetições que são segurança, um reforço para o ensino.

É interessante ver que em provérbios 27.15 a Bíblia aborda o quanto é inoportuna a fala repetitiva da mulher rixosa. Nesse contexto, estamos falando da repetição impetuosa e constante sem nenhum objetivo de instruir, ensinar ou admoestar e apenas para expressar o próprio descontrole ou frustração. A repetição instrutiva é diferente e é feita por alguém que cumpre sua função de zelo sobre um outro que o Senhor confiou-lhe. Em II Timoteo 5.21o apostolo Paulo insta (fala com insistência) com Timoteo para que guarde uma série de instruções dadas por ele e não faça nada com parcialidade. Paulo, numa posição paterna com Timoteo, considerando ser ele (Paulo) um mentor e discipulador, sem cerimonias, faz questão de insistir com Timoteo sobre aquilo que considera relevante. 

Nós, mães, se queremos ver brotar em nossos filhos o caráter de Deus vamos ser a voz que repete, até que tenham maturidade eles mesmos de repetirem a si mesmo a palavra de Deus e os bons princípios e instruções.  Recomendações, conselhos, encorajamentos , repreensões, apelos, correções, instruções e declarações de amor devem ser repetidas com paciência, firmeza e amor. Como diz o apostolo é segurança para eles.

Mas como repetir? Hebreus 1:1 revela uma verdade linda. Ali, o escritor aos Hebreus nos diz como Deus tratou seu povo. Está escrito: "Tendo Deus, outrora falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais pelos profetas , a nós, falou-nos pelo filho,". A Bíblia nos diz que Deus ao falar ao povo falava muitas vezes. Sim! A fala de Deus é abundante porque Ele criou-nos e sabe que não há ensino sem abundante comunicação.  Todavia é lindo ver que Deus não comunica apenas de uma forma, mas de muitas maneiras. Deus falava com seu povo com parábolas, com profetas que quase encenavam e até vivenciavam metáforas para que o povo de Deus visse e entendesse (é só ler Jeremias e ver como Deus usa as ações do profeta para que didaticamente o povo entendesse), dava instruções , orientações, estímulos e comunicava de diversas outras maneiras.

PORTANTO, não fale apenas de um modo, não seja uma goteira constante. Fale de muitas maneiras! use exemplos, conte histórias suas, selecione textos bíblicos, tarefas pedagógicas, quando o pecado persistir na vida de seu filho. Seja intencionalmente bíblica e peça graça e criatividade. Sim! Eu e você precisamos aprender com Deus... muitas vezes e de muitas maneiras. Até mesmo a disciplina é um jeito de falar e corrigir. Só não deixe de fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário