Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Visite Museus com crianças

Paz seja com todas as queridas mamães  e também com todos aqueles que acompanham o blog!

Uma das coisas que mais gosto de fazer com meus filhos, especialmente com Benjamin que já tem uma melhor compreensão das coisas, é ir a lugares que respiram a biografia de algum personagem inspirador ou a historia de algum lugar e seu povo. Na minha cidade, por exemplo, há belíssimos passeios de Catamarã. O meu predileto é o passeio das pontes de Recife que conta um pouco da forma como nossa cidade emergiu e como os colonizadores construiriam tudo aquilo que hoje conta uma narrativa em forma de casarões, pontes e edifícios. Gosto também dos passeios simples, quem  tem sabor de historia pessoal. Lembro, por exemplo, do dia que levamos Benjamin para conhecer o sitio onde seu pai, meu esposo, passou parte da infância. Foi muito bom vê-lo ouvir do seu próprio pai sobre sua ligação com aquele pedaço de chão , suas aventuras de infância, sua ligação especial com a avó e coisas a semelhantes. Também foi emocionante voltar com meus pequenos ao país onde cresci e mostrar um pouco da minha infância. Por esta razão, gosto de museus que agreguem o valor de conhecer um pouco do legado humano, das produções e suas narrativas. Ainda lembro com alegria o dia em que tivemos uma linda oportunidade de viajar com Benjamin à Argentina. Lembro de como chorou pra que eu cumprisse minha promessa de ir com ele ao museu de ciências naturais de Buenos Aires. Lembro da alegria dele e da empolgação ao ver cada coisa. Nunca vi uma criança pulando tanto na frente de rochas e pedras ou de animais. Se você viajar com seus pequenos, dentro do país ou fora, vale a pena procurar por um museu ou parte histórica da cidade. Apenas, certifique-se antes como é o local para não ter surpresas desagradáveis. Como sou mãe de pré-escolares, gosto de antes trabalhar um pouco com meus pequenos para onde vamos e o que esperamos ver naquele determinado lugar.
Museo Argentino de Ciencias Naturales


Não sei como é onde vocês moram, mas na minha cidade não vejo a programação dos museus ser muito evidenciada. Confesso que nem todo museu desperta meu interesse. No entanto, tenho me esforçado para buscar por atividades do tipo. Muitas vezes é frustrante tentar ir a alguns exposições particulares feitas na minha cidade. No mês de agosto tentei levar os pequenos a uma exposição sobre Leonardo da Vinci. O ingresso era R$ 70,00 para adultos e crianças. Achei caro demais, somos quatro aqui...Os museus, no entanto, no geral, oferecem ingressos por valores mais acessíveis. Hoje, há uma grande tendencia dos museus de abrirem seus acervos em programas educativos, alguns que vão nos agradar, outros que levam a arte numa direção que nos desagrada ou que exalta uma visão de mundo que não nos representa. Então, é possível selecionar a partir de nossos interesses e daquilo que toca nossos pequenos.
Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro

Nesta matéria, contamos com o esforço da nossa querida Auriene Aline colaboradora do blog, que selecionou alguns museus interessantes para que comecemos a procurar por passeios. Sugiro que façamos uma pesquisa e comecemos a procurar por passeios do tipo para nossos pequenos. Abaixo , segue a lista feita por Auri e endossada por mim.

Com carinho,

Ana Cláudia

Museu de Astronomia e ciências afins
https://www.youtube.com/watch?v=hXzDJXj8i-k

Museu da cidade do Recife
https://www.youtube.com/watch?v=wVprQQWwM9U

Museu Oceanográfico
https://www.youtube.com/watch?v=7ED_oBa051c 

Museu Naval
https://www.youtube.com/watch?v=gkA-65wOUnI&list=PLFcuyOVfkw-UkNrYKoUD4Z4CL3BZJhDqe&index=6

Museu da Língua Portuguesa
https://www.youtube.com/watch?v=80mHcbwdUaU

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand
https://www.youtube.com/watch?v=_KSMGp8vj-8&list=PLFcuyOVfkw-UkNrYKoUD4Z4CL3BZJhDqe&index=39


Instituto Ricardo Brennand


P.S.1: Para mais informações: http://www.museus.gov.br/




Visitem e desfrutem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário