Páginas

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Frango com batatas

Receitinha da semana!

Esta receita é recorrente aqui em casa por ser prática e gostosa, pelo menos na avaliação dos meus dois rapazes e de alguns da minha parentela que já provaram.
Quando eu compro carne (seja de frango, boi ou peixe ou alguma iguaria marítima), gosto de ver sempre as promoções. Tenho descoberto que todo tipo de carne, dependendo do preparo pode ser gostosa. De vez em quando, há promoções de coxa e sobrecoxa e eu sempre compro pra fazer 3 ou 4 receitas diferentes, pois este corte tem muita versatilidade. Além do mais é receita rápida e fácil pra nós mamães de pirralhinhos que procuramos por bom sabor com simplicidade e rapidez. Ontem o cardápio foi feijão preto, arroz, salada e este delicioso frango com batatas, super simples de preparar. Por esta razão achei que seria uma boa postar a receita que fui, aos poucos, construindo em meu laboratório-cozinha de aprendiz:

Frango com batatas

Ingredientes: 
4 a 5 coxas, 5  sobrecoxas, 2 batatas grandes, meia cebola cortada em 4 pedaços, 1/4 de um pimentão vermelho, 1/4 de um pimentão amarelo, caldo de galinha ( um cubinho, 2 colheres (sopa de caldo liquido industrializado), um pouco de óleo vegetal (eu uso o de canola), um ramo de salsa, um ramo de salsão (se não tiver faça sem), um dente de alho, cebolinha. 2 a 3 colheres (sopa) de creme de cebola, 5 colheres (sopa) maionese (se preferir pode usar light), suco de 1 limão, 2 colheres (sobremesa) de páprica, 2 colheres (sobremesa) de salsa, cebola e alho desidratados ( fácil de encontrar em supermercado).

Preparo:
Corte as batatas em barquetes com casca, cozinhe em água filtrada até ficarem quase totalmente cozidas, deixe-as ainda firmes. Unte uma panela com óleo (apenas para que o frango não grude enquanto refoga), ponha o frango, a cebola, o pimentão, a salsa , o salsão, o alho, a cebolinha e o caldo de galinha. Refogue em fogo baixo por poucos minutos. Retire do fogo e separe apenas o frango. Descarte o caldo e os vegetais do refogado. Preaqueça o forno à medida de 210 graus. Numa vasilha misture bem a maionese, o suco do limão coado, o creme de cebola, a páprica e a mistura de cebola, salsa e alho desidratados. Unte bem frango com a pasta recém formada e ponha num refratário untado com pouco óleo (caso não seja de material antiaderente). Deixe no forno até dourar, mais ou menos 60 minutos. Pronto!
A batata assadinha fica crocante por fora e macia por dentro e é uma boa opção para os pequenos. O frango fica sequinho e crocante fora e a carne bem macia e saborosa. Experimente fazer. Simples e gostoso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário