Páginas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Caldo Verde

Oi gente!
Paz seja com todos,

Vai uma receitinha que é sucesso garantido na casa desta mamãe que vos fala. Quando eu faço couve refogada, os rapazes da casa torcem o nariz e só eu como, mas quando tem caldo verde só sobra a panela e o marido ainda arranha meu teflon, se eu não prestar atenção. Eu claro, viro cão de guarda da minha panela!
Benjamin diz que essa é a sopa de limão (por ser verde). Esses dias eu fiz e ele disse à tia: hoje mamãe fez sopa de limão, Tava uma delicia...rs.
Provavelmente, se alguém faz caldo verde sua receita deve ser diferente, pois eu comi num restaurante e fui tentando fazer pela memória gustativa. Por tentativa e erro cheguei a esta receita, que foi a que me agradou. Eu sei que era mais fácil ir na internet e achar, mas eu gosto de desafiar os meus sentidos, quando cozinho.




Caldo Verde 
Ingredientes:
1/5 kg de batatas
3 xícaras de água (mais ou menos 750ml)
150g de paio (é o que mais gosto nesta receita, mas pode usar calabresa também)
3 folhas grandes de couve manteiga cortadas bem fininhas (quanto mais fininha mais chance dos pequenos consumirem).
1/4 de uma cebola
1 colher (sopa) de salsa e alho desidratados (você encontra fácil no mercado na parte de temperos)
uma pitada (mais ou menos meia colher de café) de estragão desidratado (também você encontra na parte de temperos secos, mas se não achar faça sem este ingrediente. Pra mim ele dá um frescor gostoso à receita)
sal a gosto.

Modo de fazer: 
Descasque as batatas, corte-as ao meio e coloque na panela de pressão junto com o paio ou a linguiça  (eu dou uma lavada antes, não sei porque, mas dou), a cebola cortada em pedaços grandes e a água.  Tampe a panela e leve ao fogo por um período de 5 a 10 minutos (isso vai depender da potencia de sua panela de pressão). Depois, retire o paio ou linguiça, tire a pele do paio com uma faca, corte em rodelas e reserve.
Passe a batata, a cebola, a salsa e alho desidratados e o estragão com o caldo de cozimento. Se quiser acrescente um pouco de caldo de legumes caseiro (2 ou 3 colheres-sopa) ou meio tablete de caldo de legumes industrializado (eu prefiro o caseiro, pois é de fácil preparo) diluído em água morna. Passe no liquidificador. Transfira para uma panela e cozinhe em fogo médio até ferver. Acrescente a couve e cozinhe por no máximo 5 minutos mais ( o tempo para a couve amaciar). Tempere com sal e acrescente o paio ou linguiça. Faça umas torradinhas pra acompanhar.
Bom apetite!!!

Dica: Se seus filhos torcerem o nariz para as tirinhas de couve, separe a sopa deles e passe o caldo no liquidificador com a couve, depois da sopa cozida e finalizada, reservando apenas o paio ou linguiça pra acrescentar quando servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário